Você já pensou sobre como ensinar o significado de algumas palavras que podem moldar o comportamento dos seus filhos? Por exemplo, como explicar da melhor maneira um ato heróico, ou sobre sucesso na vida?

Quem é herói para você? Alguém que mudou positivamente a história do mundo? O que é ter sucesso na vida? Ser rico, famoso ?

Palavras têm poder certo?

Exato!

Fico pensando nisso apreensiva, porque existe uma diferença bem grande entre o que certas palavras significam para mim e para a muitos por aí.

Gosto de criar histórias que ilustrem o que penso e nesse contexto criei este texto. Espero que vocês curtam!

Tapete-Capacho-Personalizado-Chegada-Preto-1001x675

O pai maratonista

André, um grande amigo, correu a maratona agora, 42 km! Maior orgulho! O cara se preparou mesmo, sabe? Fez meses de treinamento com um especialista, madrugava para poder realizar todos os exercícios e estar em forma.

Ele tem dois filhos, um de 3 anos e meio e outra de 6 meses. Precisou de muito apoio de toda família para ele realizar esse sonho esportivo. Joca, seu filho mais velho, também acompanhou de perto toda essa “insanidade”, viu a dedicação de seu pai e acredito que tenha ficado tão ansioso quanto ele pelo grande dia!

Todos a postos, um dia que marcava 30 graus no Rio de janeiro, “3,2,1 e já”! Foi dada a largada! A satisfação de André era visível. Vocês não o conhecem, mas adianto que ele é um exemplo de determinação (certas vezes até irrita), e tenho certeza que ele deu seu primeiro passo já sabendo que chegaria ao final. Independente do que aconteceria, ele cruzaria aquela linha de chegada pela satisfação dele e do Joca!

Tenho convicção que ele fez tudo isso, em grande parte, pelo seu filho, que o vê como um herói. André é um pai presente e um grande exemplo, tem um nível de cobrança altíssimo e não aceita nada “meia bomba”! Eu admiro isso nele (em parte, continue o texto para entender porque), e realmente acredito que ele seja um pai maravilhoso que queira incentivar seus filhos a se esforçarem para alcançarem tudo o que almejam na vida, mesmo em meio a todas as dificuldades que esbarramos por aí.

Porque estou escrevendo isso tudo? Porque quando André chegou no km 37 da corrida o corpo dele começou a pifar. Ele sentiu que estava no seu limite e mesmo assim continuou, queria provar a ele mesmo que conseguiria e acima de tudo, queria que Joca sentisse orgulho dele, continuasse o vendo como herói.

Vejam só, ele chegou, realizou o sonho de cruzar a chegada vendo o olhar de satisfação  de Joca. Sem dúvidas, digno de muitas palmas, porém, depois ele precisou ir para o hospital, correu risco de vida porque não respeitou o limite do seu corpo. Graças a Deus chegou na emergência a tempo para os médicos iniciarem o tratamento de recuperação, porque eram necessárias apenas mais duas horas para seus rins pararem de funcionar, e aí teria sido uma grande tragédia, deixando esposa e filhos sem nenhum apoio. Teria virado um herói morto.

Eu sei que a grande inspiração do André foi o Joca, mostrar a ele que quando nos esforçamos conseguimos o que queremos. Mas sabe o que também teria sido um aprendizado único pro menino? Ver seu pai desistindo. Sim, desistindo! Sabe porquê? Por que algumas vezes simplesmente não conseguimos o que queremos, por mais que tenhamos nos preparado, por mais que a gente queira, certas vezes apenas não dá certo e precisamos aprender a lidar com essa frustração, precisamos tomar decisões que não irão nos agradar, ou agradar a outros, que irão nos deixar muito tristes, mas por um bem maior.

Heróis também reconhecem seus limites, heróis nem sempre precisam estar com uma medalha no pescoço e tenho certeza que André teria sido vitorioso em qualquer resultado daquela prova. Tenho convicção que Joca também sentiria muito orgulho de um pai que abandonou a prova para mostrar a ele que ganhar não significa apenas cruzar a linha de chegada, que acima de tudo, ganhar é se esforçar ao máximo para atingir sua meta e, certas vezes, aceitar que ainda não é o momento de alcança-la.

Ganhar é se sentir bem em qualquer resultado e deixar para uma segunda oportunidade caso a primeira ainda não tenha sido suficiente.

O segredo do sucesso é entender o que é realmente importante pra você, independente do que outros possam pensar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s