
Algumas pessoas se surpreendem quando digo que minha filha tem boneca, que usa rosa, que brinca de cozinhar, de dar comidinha…
Só pq escrevo textos feministas, buscando a igualdade entre meninos e meninas (e me refiro a igualdade de aprendizado e estímulos para que ambos cresçam tendo o mesmo respeito e oportunidades), não quer dizer que a educarei negando brincadeiras tidas como de meninas, até porque essa divisão pra mim é que representa o problema.
Brincar de boneca e cozinhar significa que ela estará exercitando sentimentos de cuidado , de auto preservação e autonomia (como fazer sua própria refeição). É tão triste ver como as pessoas são radicais, como não questionam algumas imposições e padrões que nos enfiam pela goela a baixo!
Eu busco a igualdade, mas sim, neste momento falo mais pelas mulheres, nós é que somos agredidas fisica e mentalmente; a cada dois minutos, 5 mulheres são espancadas no brasil, e posso afirmar que em cada segundo milhares são vistas como inferiores em vários aspectos!
Portanto, esse é um assunto que me vejo na obrigação de falar no blog! Além de ser mulher tenho uma filha e vou lutar com todas as minhas forças por um futuro melhor e mais justo pra ela.
Por Thais Braga