Queria falar sobre o peso do mundo no desenvolvimento infantil nos dias de hoje.

Isso é algo que me preocupa e irrita profundamente. Primeiro pq estamos vivendo numa era completamente sem precedentes: da tecnologia. Não sabemos ao certo o impacto que toda essa informação gera. Chega por todo lado: TV, computador, tablet, celular, videogames. Está nas escolas, na casa dos amigos, na rua, na sua rotina, e pior, interage, e pior ainda, influencia.

Segundo, pq nesta era se encontram pessoas ainda sem escrúpulos e/ou consciência de seus atos.

Eu não vejo com bons olhos como o mercado publicitário e infantil, de forma geral, usam da inocência das crianças para obterem lucro.

Artistas (de todas as áreas, inclusive que criam conteúdo sexual) e outros profissionais do meio do entretenimento, focando seus conteúdos para atrair o público infantil. 

30741739_2066852783586257_8853360058843529216_n
Aurora sentindo o peso do planeta ❤

Isso é nojento.

Incentiva o consumismo, deseduca em questões vitais como alimentação e equilíbrio emocional e visam apenas o lucro sem se importarem com como aquilo irá atingir mentes ainda em formação, sem nenhum discernimento.

Alguns dizem: “ah, mas isso é responsabilidade dos pais, estes que devem restringir conteúdos e mostrar apenas o que acham correto para os filhos”.

Quem fala isso não tem noção da realidade.

Claro que muitas coisas são relativamente possíveis de serem evitadas, mas no mundo atual, se vc vive em uma cidade com o mínimo de estrutura, o perigo está espalhado por todo lugar, é impossível controlar!

A não ser que vc viva no mato, isolado e não possua nem TV, aí sim suas chances de se esquivar de todo esse absurdo sejam grandes.

Mesmo assim, quando receber a visita de amigos da cidade, os filhos deles te atualizarão com brinquedos, músicas/danças, desenhos e todo seu isolamento terá sido em vão.

O medo de educar filhos nunca foi tão grande. Vejo a apreensão das mães de crianças maiores e adolescentes, jogos que circulam pelas redes sociais que incitam automutilação, you tubers estimulando uma alimentação surreal, ao consumismo desenfreado, robôs criando conteúdo sem qualquer restrição e regulamento (IA), estratégias de mkt e comerciais animados para atingirem diretamente às crianças… tem de tudo!

Cada dia que minha filha cresce e participa mais do dia a dia que envolve, naturalmente, mais contato social e tecnológico, eu observo como tudo isso influencia na sua forma de agir, de pensar.

Portanto, Compartilho desse medo. Sei que a nossa instrução faz toda diferença, mas infelizmente, nesse cenário de hoje, não garante a segurança que antigamente era mais real.

Educar é uma das responsabilidades mais complexas que existem. É como atravessar o mundo usando um barquinho de pescador com apenas dois remos. Cada braçada uma luta. Dias de maré a favor que te mantém no curso certo, outros de maré contra que te empurram de volta.

No mundo atual educar é só maré contra, enfrentando uma constante onda gigante! É quase uma missão impossível, digna de afogar até um 007.

….
Texto por Thais Braga- Mãezona
Por favor, não copie, compartilhe do link original

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s