Sabe quando vc posta fotos e vídeos dos seus filhos e espera que todos possam ver como eles são únicos e maravilhosos? Pois bem, hoje quero mostrar o trabalho de uma ONG da qual eu trabalhei durante anos como gerente de comunicação e de projetos, e a melhor parte é que envolve crianças e educação

É ou não um link perfeito ? ❤

28381274_10213881326340257_492742224_n
Casinha para brincar construída pela Sustentarte com a ajuda das crianças, utilizando técnicas de bioconstrução (construção sustentável), em uma escola no RJ.

 

A SUSTENTARTE é uma ONG sem fins lucrativos que trabalha com Educação Ambiental. Este conceito representa, basicamente, passar adiante ensinamentos sobre sustentabilidade, tendo como objetivo proteger o meio ambiente, e, consequentemente, nosso futuro e das próximas gerações.

A instituição tem uma série de projetos incríveis para o ensino infantil, fundamental e médio ( e também para adultos e empresas), mas hoje falarei do Projeto “SUPER CASA”.

O que é?

Super Casa é um projeto de construção ecológica realizado dentro de escolas públicas e privadas, nos ensinos fundamental e médio. Os estudantes aprendem a subir paredes com tijolos feitos por eles mesmos, montar telhados verdes e planejar todas as etapas necessárias para fazer uma construção sustentável, com materiais naturais, reutilizados e reciclados.

 

Como e o que aprendem ?

Além de aprenderem a viverem em equilíbrio com a natureza e meterem a mão na massa (e na terra!), o processo de construção em si é associado com o desenvolvimento de formação do ser humano. Ou seja, para se obter bons resultados, deve ser feito de forma paulatina, começando pela fundação, estruturando posteriormente os pilares que vão nos sustentar ao longo da vida.

O projeto promove em todo momento a importância das ações participativas, em coletividade, e não incentivando a competição, que, no fundo, não trás nada de positivo. Somos muito mais fortes unidos, trabalhando em conjunto, pelo o bem comum!

Todas as etapas, desde a observação, planejamento, desenho e construção da casa são feitos em grupo, escutando e valorizando cada idéia e buscando chegar a um modelo que seja resultado do consenso grupal.

 

O que você faz para transformar o mundo em um lugar melhor?

Nós como pais temos a obrigação de fazermos o possível para deixar esse planeta habitável para nossos filhos. É dever e responsabilidade.

Do jeito que andam as coisas está complicado. Não adianta a gente ensinar apenas que a água vai acabar, ou que há desmatamento, ou que a camada de ozônio está de extinguindo, temos que dar a solução do problema e mostrar o caminho. Depois de todo esse tempo trabalhando perto delas eu tenho certeza que são capazes de aprender e viverem novos hábitos com muita facilidade! Eles são a mudança!

Eu acho que TODAS as escolas deveriam ter um projeto de Ed. Ambiental. O que adianta aprender matemática, português e física, se não sabem nem plantar uma semente, não compreendem de onde vem o alimento, não veem na prática o que a natureza representa em nossas vidas e que nós precisamos dela mais do que ela de nós! O que adianta tirar 10 na prova e não ter um planeta habitável para viver?

Fica essa reflexão pra vocês!

Pra quem quiser conhecer mais sobre os projetos da Sustentarte pode vir falar comigo ou então ir diretamente na página deles.

Conversem com os responsáveis das escolas dos seus filhos! Sejam a iniciativa para a mudança!

Quem quiser fazer o link entre a escola e a instituição, só entrar em contato. Eles vão lá e explicam tudo!

Mamão com açucar, né? Bora se movimentar? ❤

1467269_10201824250920907_1570002774_n
Olha eu, alí de verde, participando do primeiro curso de bioconstrução da SUSTENTARTE! Todo ano eles fazem: fiquem ligados lá no facebook deles para mais informações!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s